Um paraíso natural em pleno sertão paraibano!!!

O município de Pedra Branca está localizado a 435km a oeste de João Pessoa em pleno sertão da Paraíba. É um verdadeiro paraíso natural composto por planíceis irrigadas, serras cobertas por vegetação preservada e inúmeras formações rochosas perfeitas para escalada em rocha.

Localização, clima e histórico

LOCALIZAÇÃO:

O município de Pedra Branca está localizado a 435km a oeste de João Pessoa

Limites


Boa Ventura (16 km), Curral Velho (23 km), Princesa Isabel (37 km), Nova Olinda (7,5 km), Santana dos Garrotes (10 km) e Itaporanga (17 km).


CLIMA:

Quente e seco

Temperatura Média

26,5° C

HISTÓRICO:

Inicialmente quando Pedra Branca pertencia ao município de Itaporanga, era conhecida como sítio Pedra do Fumo, uma vez que neste sítio os encontros dos viajantes da época eram marcados numa pedra na qual existia um pé de fumo.
Os primeiros habitantes deste sítio foram Adauto Oliveira e Silva, Petronilo Epaminondas de Sousa, Raimundo Epaminondas de Sousa, Antônio Araújo Sobrinho, Laura de Sousa Oliveira, Joaquim Oliveira e Silva, Laurindo Gomes e Cândido Gambarra. As primeiras casas a serem construídas pertenciam à família do senhor Raimundo de Araújo, em seguida o senhor Antônio Araújo Sobrinho e depois Joaquim Oliveira e Silva também construíram suas casas.

O povoado Pedra do Fumo surgiu graças à iniciativa do senhor Adauto Oliveira e Silva, que buscando realizar o sonho de Solidônio Leite, idealizou a construção de uma capela, que por sugestão de Laura de Sousa Oliveira foi escolhida Nossa Senhora do Perpétuo Socorro como padroeira, e no dia 20 de Junho de 1954 foi colocada a primeira pedra de edificação da capela e o Cônego Manoel Firmino celebrou a primeira missa.
 
Com o passar dos anos e o crescimento do povoado, em 19 de dezembro de 1959, através da Lei 2.209, foi elevado a distrito, através do projeto do Deputado Estadual Balduíno Minervino de Carvalho, posteriormente, por ocasião da visita de Frei Damião de Bozzano, foi solicitado, por este último, a mudança do nome de Pedra do Fumo para Pedra Branca, sendo a proposta aceita por unanimidade.


Em 30 de março de 1964 ocorreu a emancipação política, através da Lei Nº 3.152, com a modificação do nome de Pedra do Fumo para Pedra Branca.